segunda-feira, 14 de maio de 2012

PEDRAS PRECIOSAS!

SAFIRA



O nome Safira, vem do grego e significa "azul". Antigamente, o nome safira era utilizado para designar todas as pedras azuis. A safira pertence ao mesmo grupo  do rubi, o grupo dos coríndon. As safiras possuem diversas cores, desde o azul, amarela, rósea, laranja pois a única cor da família dos coríndons que não é safira é a vermelha, que é o rubi. Em 1966, foi encontrada a maior safira estrelada ( astérica), um cristal de 63.000 quilates (=12,6kg). 





RUBI




O nome rubi vem do latim "Ruber" que significa vermelho. Assim como a safira é do grupo dos Coríndons. É o mineral mais duro depois do diamante. Assim como as esmeraldas, possuem muitas inclusões que são provas  de sua legitimidade. Apenas 1% dos rubis são utilizados para joalheria. Os rubis grandes são raros e muito valiosos. O maior rubi digno de ser lapidade tinha 400ct e foi encontrado na Birmânia.


DIAMANTE

O nome diamante vem do grego e significa "inconquistável, indomável" devido a sua dureza. Há, na história,  diamantes famosos, principalmente por seu tamanho ou por sua cor.  No Brasil, os primeiros diamantes foram encontrados em 1725, em Diamantina-MG. Durante os séculos XVIII e XIX, o Brasil liderou a produção mundial de diamantes, superado depois pela África do Sul. 
Apenas 20% dos diamantes são utilizados para joalheria, todo o resto é aproveitado na área industrial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário